Em qualquer situação que exija uma apresentação – slides organizados em um software e projetados em uma tela – conteúdo, formato e postura são essenciais para conquistar uma audiência atenta e, principalmente, para atingir seus objetivos.
Mas afinal, o que faz uma apresentação ser boa ou ruim? Que aspectos criam uma boa impressão e convencem a audiência?
Abaixo, listamos de forma simples, clara e bem objetiva algumas dicas que fazem a essência de uma boa apresentação:
- Conteúdo interessante e relevante para a audiência: escrito assim, isso até parece óbvio, mas alguns palestrantes convidados a falar em eventos muitas vezes estão mais voltados para si próprios e sua vaidade e esquecem de serem interessantes…Estatísticas soltas são pouco interessantes, mas quando apresentadas em gráficos bem feitos e inseridas em um contexto que leve a audiência à conclusões relevantes, se tornam muito mais do que números entediantes.
- Discurso adequado para a audiência em questão: a abordagem, a linguagem empregada e o tom – mais sério ou mais bem humorado – é diferente se sua audiência são senhoras voluntárias em uma instituição de caridade ou executivos competitivos de uma multinacional do ramo financeiro. Conheça sua audiência antes de começar a produzir sua apresentação.
- Opte por usar POUCOS bullet points e se possível, NENHUM!
- Não importa a quantidade de slides em sua apresentação, mas sim seu ritmo e o que é preciso para contar sua historia! Se você tem um tempo determinado garanta que seu discurso e seu ritmo se encaixem no tempo .estipulado
- Templates ajudam, mas não seja escravo deles. Use recursos visuais adequados ao conteúdo e à audiência. Se for necessário, contrate uma agência especializada para otimizar seus resultados!
- Use animação que agregue à sua apresentação e que seja relevante ao ponto que deseja fazer. Evite aqueles efeitos irritantes de palavras voadoras ou letras que vão aparecendo como em uma máquina de escrever.
- A informação deve estar no seu discurso, no que você tem a falar. Os slides servem como auxílio visual para captar a atenção da audiência e ajudar a fixar a mensagem. Não use seus slides como teleprompter.
- Pratique incansavelmente!
- Comece a planejar sua apresentação com a seguinte pergunta: o que quero que minha audiência pense e faça após assistir minha apresentação? Elabore seu roteiro inicial – antes de desenhar qualquer slide.
- Pratique incansavelmente!
Quer se inspirar com apresentações bem legais? Vá até o site do TED e divirta-se: http://www.ted.com
Quer ajuda para tornar sua próxima apresentação ainda mais encantadora? Fale com a equipe da SLIDEA!
Quer treinar sua equipe a fazer APRESENTAÇÕES CORPORATIVAS EFICAZES? Clique AQUI!