“A sua credibilidade como apresentador não depende apenas da força dos seus argumentos, mas principalmente da percepção que a audiência tem você”
Robin Williams – The non-designers presentation book
Em qualquer situação que exija uma apresentação digital – slides organizados em um software e projetados em uma tela – conteúdo, formato e performance são essenciais para uma audiência atenta e o sucesso de objetivos atingidos. Mas o que faz uma apresentação ser boa ou ruim? Que aspectos criam uma boa impressão e convencem a audiência?
Abaixo, listamos de forma simples, clara e bem objetiva algumas dicas que fazem a essência de uma boa apresentação:
- Conteúdo interessante e relevante para a audiência: isso é óbvio, mas alguns palestrantes convidados para falar em eventos muitas vezes estão mais voltados para si próprios e sua vaidade e esquecem de serem interessantes…Estatísticas soltas são pouco interessantes, mas quando apresentadas em gráficos bem feitos e inseridas em um contexto que leve a audiência à conclusões interessantes, se tornam muito mais do que números entediantes.
- Discurso adequado para a audiência em questão: a abordagem, a linguagem empregada e o tom – mais sério ou mais bem humorado – é diferente se sua audiência são senhoras voluntárias em uma instituição de caridade ou executivos competitivos de uma multinacional do ramo financeiro. Uma dica que vale para todas as ocasiões: evite gírias, jargões ou palavras de baixo calão, não importa quem seja sua audiência.
- Seja claro(a), objetivo(a) e bem organizado(a). Você tem uma estória para contar e quer levar sua audiência a determinado comportamento. Tenha isso em mente e não caia na tentação de divagar…
- Opte por usar POUCOS bullet points e se possível, NENHUM!
- Não importa a quantidade de slides em sua apresentação, mas sim seu ritmo e o que é preciso para contar sua estória! Se você tem um tempo determinado garanta que seu discurso e seu ritmo se encaixem no tempo.
- Use recursos visuais adequados ao conteúdo e à audiência e evite as ilustrações de clip art. Há inúmeros sites que fornecem imagens pagas ou gratuitas para você escolher.
- Procure manter coerência de fontes e tenha um código de cores mais ou menos estabelecido.
- Templates, backgrounds ajudam, mas não seja escravo deles. Evite colocar sua logomarca e texto de rodapé em TODOS os slides.
- Use animação que agregue à sua apresentação e que seja relevante ao ponto que deseja fazer. Evite aqueles efeitos irritantes de palavras voadoras ou letras que vão aparecendo como em uma máquina de escrever.
- A informação deve estar no seu discurso, no que você tem a falar. Os slides servem como auxílio visual para captar a atenção da audiência e ajudar a fixar a mensagem. Não use seus slides como teleprompter.
- Conecte-se com sua audiência e transforme a experiência de sua apresentação em uma conversa!
- Pratique incansavelmente sua performance. Treine. Quando estiver em frente à sua audiência, será como um ator em um teatro!
- Comece a planejar sua apresentação com a seguinte pergunta: o que quero que minha audiência pense e faça após assistir minha apresentação? Quero que mudem um comportamento? Quero que me sigam em uma causa? Quero que aprovem meu projeto? Quero um aumento? Elabore seu roteiro inicial – antes de desenhar qualquer slide – contando sua estória para atingir seus objetivos.
- Lembre-se, o que não agrega ao seu objetivo original, que não ajuda a contar sua estória: delete!
- Sorria! Seja simpático(a). Humor de bom gosto e bem colocado é sempre bem-vindo.
Quer se inspirar com apresentações bem legais? Vá até o site do TED e divirta-se: http://www.ted.com
Legal o artigo. Publiquei eu meu blog uma entrevista sobre o assunto, com o autor do livro “Faça apresentações cmo Steve Jobs” Pode interessar a quem gostou do seu artigo.
Excelentes dicas.
Acima de tudo, um power point sozinho não faz milagre – ele serve de apoio. É preciso desenvoltura e domínio do conteúdo para apresentar de forma agradável aos ouvintes.
Outra questão: é preciso saber o que está no PPT, facilita muita a apresentação.