Design e Usability – Facilitando Para o Usuário

Os americanos têm um termo que talvez nem tenha tradução em Português, mas que é muito importante:

“Usability”

Usability é simplesmente uma característica de design que expressa o grau de facilidade que o usuário terá ao interagir com o produto. Sabe aquela tampa que não abre, aquela porta que abre para o lado errado? É falta de usability. Infelizmente, na pressão da engenharia para inserir um monte de “features” e do marketing em fazer um produto bonito, a última coisa que se pensa é na facilidade de se usar o produto. No caso de produtos de grande consumo, a quantidade de problemas que isso gera é imensa, mas nunca calculada. Vejam só este exemplo, da área de pagamentos de contas do site do Itaú:

Em meu monitor de 22 polegadas, o tamanho dos números é de TRÊS MILÍMETROS. Qualquer erro nessa série enorme de números vai causar uma dor de cabeça enorme para o banco e para o correntista. Já que o número de dígitos é sempre o mesmo, porque não aumentar ao máximo o tamanho dos dígitos e separá-los em caixinhas, com os pontos no meio para direção? Porque ninguém nem pensou, essa é a resposta.

De acordo com um estudo americano, cinco pessoas fazendo um teste de usability em um site já pegam 85% dos erros. Em um site como o do Itaú, que é utilizado por milhões todos os dias, esse tipo de descuido é inaceitável.

Quando você for criar seu design. reserve um tempo para chamar alguém de fora e faça um rápido teste de usability.

 

 

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *